Pular para o conteúdo principal

Inclusivo – Esporte FUTEBOL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO Prof. Igor Gustavo

 


Crianças com autismo podem praticar praticamente qualquer esporte que lhes agrade. Ao falarmos de futebol, falamos de um esporte maravilhoso em termos de facilitar o trabalho em equipe e a comunicação. Desde saber quando passar a bola até seguir as estratégias formuladas pelo treinador, o futebol é trabalhar em conjunto como um todo coeso. Crianças com autismo que se concentram intensamente nas atividades que amam e gostam de correr e driblar uma bola com os pés, muitas são uma opção natural para o futebol.

O amor pelo esporte é algo que deve ser estimulado com cuidado, pois a atividade traz muitos benefícios para a saúde física e mental das crianças. Com o tempo, a criança autista pode aprender importantes habilidades de comunicação para saber o momento perfeito para driblar a bola, passá-la e, claro, chutar para o gol.


Os benefícios :


Jogar futebol pode trazer vários benefícios para pessoas com autismo, como:

  • Interação social: O futebol é um esporte coletivo que ajuda a interagir com outros colegas.

  • Coordenação motora:O futebol ajuda a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a força.

  • Noções de tempo e espaço:O futebol ajuda a perceber a relação entre a força aplicada e a distância percorrida pela bola.

  • Respeito às regras:O futebol ensina a respeitar as regras do jogo e a saber ganhar ou perder.

  • Lidar com frustrações:O futebol ajuda a lidar com as frustrações e a comemorar as conquistas.

  • Integração social:O futebol ajuda a integrar-se com os amigos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...