Pular para o conteúdo principal

Psicomotricidade e o cérebro - Professor Igor Gustavo

 



Psicomotricidade e o cérebro

Também, se no cérebro desenrolam-se, em última infância, os movimentos voluntários, a sensibilidade e o ponto de partida. Para Pinq e Vayer (1977), a educação psicomotora e uma ação pedagógica e psicologia, utilizando os meios da educação física, para normalizar ou de melhor o comportamento do indivíduo.

Dessa maneira, seu proposito e educar sistematicamente as diferentes condutas motoras e psicomotoras, com a finalidade de facilitar a ação das diversas técnicas educativas e permitir assim uma melhor integração escolar e social.

A educação psicomotora, segundo Picq e Vayer (1977), constitui uma ação educativa que: parte do desenvolvimento psicológico da criança, tal como é exposta nos diversos trabalhos da psicologia infantil) Wallon, Piaget, Nucchielli e Gesell) e a psiquiatria infantil (ajuriagerra), Considera a criança em sua unidade global, e tem metas precisas de readaptação e busca

1) Normalizar e melhorar o comportamento geral 2) Favorecer as aprendizagens escolares 3) Servir de base a pré-formação, quer dizer, preparar a educação das capacidades (atitudes) necessárias na aprendizagem. Também, de acordo com Ramos (1979), a educação psicomotora:
Deve ser diferenciada das atitudes lúdicas e funcionais, assim como das atividades terapêuticas.
Se opõe a dualidade (Psique soma) e se apoia em uma base psicológica que conduz, progressivamente, a uma concepção Global e coerente da reeducação.
Forma parte integrante da educação física, embora se oponha a educação e reeducação física tradicional.
Utiliza os princípios da escola ativa e um elemento capital da educação geral, e Se dirige, fundamentalmente, para o campo da inadaptação escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!