Pular para o conteúdo principal

Psicomotricidade e o cérebro - Professor Igor Gustavo

 



Psicomotricidade e o cérebro

Também, se no cérebro desenrolam-se, em última infância, os movimentos voluntários, a sensibilidade e o ponto de partida. Para Pinq e Vayer (1977), a educação psicomotora e uma ação pedagógica e psicologia, utilizando os meios da educação física, para normalizar ou de melhor o comportamento do indivíduo.

Dessa maneira, seu proposito e educar sistematicamente as diferentes condutas motoras e psicomotoras, com a finalidade de facilitar a ação das diversas técnicas educativas e permitir assim uma melhor integração escolar e social.

A educação psicomotora, segundo Picq e Vayer (1977), constitui uma ação educativa que: parte do desenvolvimento psicológico da criança, tal como é exposta nos diversos trabalhos da psicologia infantil) Wallon, Piaget, Nucchielli e Gesell) e a psiquiatria infantil (ajuriagerra), Considera a criança em sua unidade global, e tem metas precisas de readaptação e busca

1) Normalizar e melhorar o comportamento geral 2) Favorecer as aprendizagens escolares 3) Servir de base a pré-formação, quer dizer, preparar a educação das capacidades (atitudes) necessárias na aprendizagem. Também, de acordo com Ramos (1979), a educação psicomotora:
Deve ser diferenciada das atitudes lúdicas e funcionais, assim como das atividades terapêuticas.
Se opõe a dualidade (Psique soma) e se apoia em uma base psicológica que conduz, progressivamente, a uma concepção Global e coerente da reeducação.
Forma parte integrante da educação física, embora se oponha a educação e reeducação física tradicional.
Utiliza os princípios da escola ativa e um elemento capital da educação geral, e Se dirige, fundamentalmente, para o campo da inadaptação escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...