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Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

 


A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula-se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência, a medida que se processa a maturação, pela atualização do potencial genético. A aquisição de qualquer habilidade está, por sua vez, fortemente relacionada com o proposito do ato. Logo, o ato motor não e um processo isolado, pois sua significação emerge da totalidade da personalidade. Assim, o esquema corporal, ao refletir o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade, dependera de um conjunto funcional organizado, através da relação mutua organismo-meio. A atividade aquática por dirigir-se ao estabelecimento do movimento, não inibido a criatividade, permite a criança a exploração e manejo do meio, através de atividade-motoras, que contribuem para a estruturação do esquema corporal e por sua vez o esquema corporal, pela prática da atividade aquatica, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

Professor Igor Gustavo


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