Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO AS FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO ENSINÁ-LAS

 

Trabalhar as formas geométricas na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e matemático das crianças. Isso contribui, ainda, para a forma como elas se relacionam com o mundo, já que essas figuras estão presentes no cotidiano — embora não do mesmo modo como aparecem nas atividades.

Ensinar sobre o tema às crianças é uma forma lúdica e divertida de estimular o pensamento lógico e a noção espacial, bem como a imaginação, a criatividade e outros aspectos. Esse tipo de conhecimento serve, ainda, como base para futuras aulas de matemática.

Neste conteúdo, você vai entender como trabalhar as formas geométricas com os pequenos, entre outros aspectos. Acompanhe!

QUAL O OBJETIVO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

O objetivo principal das formas geométricas na Educação Infantil é fornecer às crianças uma base sólida para seu futuro aprendizado matemático. Outro ponto fundamental é o incentivo ao desenvolvimento da visão tridimensional e do reconhecimento cognitivo.

Ao ensinar às crianças sobre formas como quadrados, círculos, triângulos, entre outros, elas desenvolvem sua capacidade de compreender e identificar padrões e relações entre as formas e os números.

Além disso, essas formas também ajudam a desenvolver a coordenação motora, a concentração e a criatividade das crianças, pois elas são estimuladas a construir, desenhar e brincar com as formas.

Outro objetivo importante do ensino das formas é ajudar as crianças a compreender o mundo ao seu redor, já que estão presentes em muitos objetos e paisagens do dia a dia, desenvolvendo assim sua capacidade de observação.

O QUE TRABALHAR COM FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Além de ensinar conceitos matemáticos básicos, as formas geométricas ajudam na melhoria da coordenação motora fina, da capacidade de concentração e da resolução de problemas. Por meio de atividades lúdicas, é possível ensinar aos alunos sobre formas, tamanhos, ângulos e relações espaciais, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Como já dissemos, há várias maneiras de trabalhar as formas geométricas na Educação Infantil, e o ideal é buscar atividades lúdicas e interativas. As opções incluem:

  • identificação e classificação de formas;
  • brincadeiras com encaixes e empilhamentos;
  • desenhos;
  • atividades de colorir formas;
  • reconhecimento de formas em objetos do dia a dia.

Também é possível trabalhar com conceitos mais avançados, como simetria, ângulos e relações entre formas. Mas é importante lembrar que o objetivo é sempre tornar o aprendizado e os estudos divertidos para as crianças.

COMO TRABALHAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA LÚDICA?

O aprendizado infantil é muito mais eficiente quando acontece por meio de atividades prazerosas, divertidas e dinâmicas. Com o ensino das formas geométricas não deve ser diferente.

O ensino das formas geométricas pode ser realizado de formas lúdicas, com jogos, brincadeiras, desenhos e construções, entre outros. É importante que o professor utilize recursos visuais e manipuláveis para ajudar na compreensão da criança, além de selecionar atividades que estimulem a coordenação psicomotora, a concentração e a resolução de problemas.

É possível, por exemplo, utilizar blocos de montar, jogos de encaixe, pincel e tinta para desenhar formas, entre outras opções criativas. Ao trabalhar as formas geométricas de forma lúdica, é possível fazer com que as crianças desenvolvam habilidades e conceitos importantes de maneira divertida e efetiva.

COMO MELHORAR A DINÂMICA DE ENSINO INFANTIL DAS FORMAS GEOMÉTRICAS?

É necessário que ocorra uma interação prática com a criança. A depender da idade, é ideal que ela consiga formar a imagem geométrica mentalmente assim que ela for mencionada, para melhores associações cognitivas.

Fazer a criança tocar a forma geométrica e entender o que é um quadrado ou um círculo é bastante vantajoso para que desde cedo ocorra as associações necessárias durante toda a vida. Confira algumas dicas para isso a seguir.

Utilize brincadeiras interativas

Jogos como montar quebra-cabeças, reconhecer formas em objetos do dia a dia e desenhar formas com guias, podem ser boas maneiras de ensinar de forma lúdica e divertida.

Outras atividades incluem jogos como identificar formas escondidas em desenhos, criar suas próprias formas com material reciclável, e explorar formas por meio da modelagem com argila ou massinha.

Incentive a imaginação e crie histórias envolvendo formas geométricas

Utilize a imaginação e crie histórias envolvendo formas geométricas, onde as crianças possam participar ativamente, tornando a aprendizagem mais significativa.

Além disso, também é possível realizar brincadeiras como “adivinhe a forma“, em que a criança desenha uma forma para que os colegas adivinhem qual é. Outra opção é o jogo da memória, no qual cartões com diferentes formas são virados e as crianças tentam encontrar as formas iguais.

Essas atividades ajudam a fixar os conceitos e tornam a aprendizagem mais prazerosa. É importante, no entanto, adaptá-las ao nível de desenvolvimento e habilidade de cada criança, para que elas possam ter sucesso e sentir-se motivadas.

Use muitas atividades em grupo

A criança gosta de brincar com outras crianças. Use isso a seu favor, incentivando-a a interagir com seus amigos para realizar atividades sobre formas geométricas. Isso estimula o trabalho em equipe, a socialização e a interação socioafetiva com a turma.

Jogos como formar figuras geométricas com peças coloridas, construir estruturas maiores utilizando formas geométricas diferentes, entre outros, são ótimas opções. Ao trabalhar as formas geométricas de forma interativa e envolvente, a aprendizagem se torna mais significativa e duradoura.

Desenvolva projetos que os desafie

Caso sua turma de crianças já seja um pouco mais velha e já tenha algum domínio das formas geométricas básicas, proponha desafios maiores para eles.

Entregue alguns materiais do cotidiano, como caixas de leite, caixa de ovos e afins, e peça para que eles elaborem construções maiores, com angulações simples e que exijam melhores noções espaciais. Dessa forma, cria-se uma boa oportunidade para desenvolver noções espaciais de geometria, além da ocupação de espaços.

Outra atividade interessante é a realização de desenhos de formas geométricas mais complexas, como polígonos, círculos e elipses. Isso incentiva o desenvolvimento da habilidade de traçado e também incentiva a criatividade, permitindo que as crianças criem suas próprias formas.

É interessante apresentar aos alunos situações do cotidiano que envolvam a aplicação dessas formas, mostrando, assim, a importância e utilidade desses conhecimentos. Trabalhar com formas geométricas na Educação Infantil é preocupar-se com o aprendizado e com o futuro das crianças.

Já que você está por aqui, aproveite e confira os produtos BIC específicos para cada fase da infância!

As informações contidas neste material se fundamentam em estudos psicológicos da criança e servem de base para ajudar com o seu desenvolvimento e educação. Os resultados de tais métodos podem variar de acordo com cada criança, pois dependerão de aspectos individuais e sociais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!