Pular para o conteúdo principal

Expressão corporal e seus benefícios: Professor Igor Gustavo

 


Expressão corporal e seus benefícios: Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. A linguagem do nosso corpo é a comunicação não verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo. Objetivos da expressão e da criatividade.

*Físicos: - como prevenção e manutenção da condição física; - aquisição de algumas aprendizagens técnicas; - conhecimento das possibilidades de movimento do próprio corpo; - desenvolvimento da linguagem corporal; - domínio do próprio corpo.
*Psíquicos: - melhora da espontaneidade e da criatividade; - incidência de uma melhora da memória, capacidade de atenção e observação; - melhora da disponibilidade.
*Socioafetivos: - melhora das relações no grupo e da comunicação; - liberação das tensões internas mediante o movimento criativo; - melhora do desenvolvimento sensorial em nível de emoção, de sentimentos, de inquietações, etc.  

 Proposta: através de exercícios físicos, proporcionar uma maior consciência da sua estrutura corporal, tornar o corpo expressivo e desenvolver a plasticidade do corpo. A proposta de trabalho é permitir que o corpo fale, se expresse, se coloque e que seja ouvido, lido, compreendido e percebido nesta comunicação tão particular. Talvez isso nos liberte para a natureza de sermos nós mesmos dentro de nossos corpos. Talvez nos permita estar mais consciente de nós, de sermos mais livres, mais criativos, mais harmoniosos. 

Num segundo momento, exercícios de improvisação que desenvolvem a criatividade e a desinibição. 

No terceiro momento, trabalhar a questão midiática, os recursos para gravação e percepção do espaço a ser utilizado. Trabalhar teoria e pratica do videodança e a proposta a ser apresentada (tema, espaço e tempo). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...