Pular para o conteúdo principal

Expressão corporal e seus benefícios: Professor Igor Gustavo

 


Expressão corporal e seus benefícios: Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. A linguagem do nosso corpo é a comunicação não verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo. Objetivos da expressão e da criatividade.

*Físicos: - como prevenção e manutenção da condição física; - aquisição de algumas aprendizagens técnicas; - conhecimento das possibilidades de movimento do próprio corpo; - desenvolvimento da linguagem corporal; - domínio do próprio corpo.
*Psíquicos: - melhora da espontaneidade e da criatividade; - incidência de uma melhora da memória, capacidade de atenção e observação; - melhora da disponibilidade.
*Socioafetivos: - melhora das relações no grupo e da comunicação; - liberação das tensões internas mediante o movimento criativo; - melhora do desenvolvimento sensorial em nível de emoção, de sentimentos, de inquietações, etc.  

 Proposta: através de exercícios físicos, proporcionar uma maior consciência da sua estrutura corporal, tornar o corpo expressivo e desenvolver a plasticidade do corpo. A proposta de trabalho é permitir que o corpo fale, se expresse, se coloque e que seja ouvido, lido, compreendido e percebido nesta comunicação tão particular. Talvez isso nos liberte para a natureza de sermos nós mesmos dentro de nossos corpos. Talvez nos permita estar mais consciente de nós, de sermos mais livres, mais criativos, mais harmoniosos. 

Num segundo momento, exercícios de improvisação que desenvolvem a criatividade e a desinibição. 

No terceiro momento, trabalhar a questão midiática, os recursos para gravação e percepção do espaço a ser utilizado. Trabalhar teoria e pratica do videodança e a proposta a ser apresentada (tema, espaço e tempo). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!