Pular para o conteúdo principal

"Todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar". - Platão - Prof Igor Gustavo


"Todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar". - Platão

A definição para o termo “morte evitável” é muito ampla. A definição mais usada em programas e políticas em saúde pública é que “mortes evitáveis correspondem àquelas evitáveis pelos meios e tecnologia, métodos preventivos ou curativos disponíveis”.

São eventos que não deveriam acontecer: Suas causas poderiam ser eliminadas ou seus efeitos controlados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é responsável por cerca de 236.000 mortes a cada ano em todo o mundo.

Embora as taxas de afogamento sejam mais altas entre crianças de 1 a 4 anos, aprender a nadar é uma estratégia que as gerações mais velhas também podem usar para limitar os riscos relacionados à água. Em 2019, a Pesquisa de Risco Mundial da Lloyd's Register Foundation , com base em mais de 150.000 entrevistas da Gallup em 142 países e áreas, descobriu que a maioria das pessoas com 15 anos ou mais - 55% - disse que não consegue nadar sem ajuda.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos em praias, piscinas, rios e represas são a causa de 5.700 mortes por ano no Brasil.

O levantamento revelou também que, até 2020, os afogamentos eram a segunda causa de morte entre crianças de um a quatro anos de idade; mas, de lá para cá, tornou-se a primeira. E mais da metade das mortes por afogamento de crianças de um a nove anos acontece em piscinas.

O Brasil ocupa o 2º lugar em maior número de piscinas no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de piscinas instaladas. Os Estados Unidos, com cerca de 9 milhões de piscinas, estão em 1º lugar no ranking.

As principais causas de afogamento são: Falta de conhecimento a respeito da área onde se vai nadar; Falta de habilidade na natação; Câimbras; Uso de drogas, principalmente álcool; Crise convulsiva; Traumatismos causados por mergulhos em locais rasos; Doenças cardiovasculares.

Os afogamentos são agravados pela falta de salva vidas e atendimento especializado nos locais, pelo desconhecimento e imprudência dos banhistas, não saber nadar.

Por isso, é fundamental ensinar as crianças a nadar como uma habilidade de sobrevivência.

As aulas de natação, o mercado de piscinas e o acesso aos cursos e piscinas estão intimamente ligados. Quanto mais piscinas com acesso, mais fácil será ensinar a nadar.

Aprender a nadar é uma questão de Estado.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!