Pular para o conteúdo principal

*15 DE JANEIRO: DIA DO TÉCNICO ESPORTIVO - AS ARMADILHAS DO TÉCNICO DE NATAÇÃO*


*15 DE JANEIRO: DIA DO TÉCNICO ESPORTIVO - AS ARMADILHAS DO TÉCNICO DE NATAÇÃO*
Os técnicos de natação ocupam o lugar central do esporte.
Por ele passam as decisões. Ele é o apoio, o Norte, a referência...
Difícil quantificar todas as ações realizadas pelos profissionais técnicos de natação nos dias de hoje.
Uma profissão mágica que, em vez de ser escolhida, é quem escolhe seus profissionais.
No mundo do esporte, existem características semelhantes entre aqueles que atingem o topo profissional.
Como toda profissão, ela também apresenta algumas armadilhas:
- ARROGÂNCIA E AUTOSSUFICIÊNCIA – Os bons resultados mascaram uma realidade. Nada é absoluto. Acreditar que a vida será uma eterna vitória é ilusão. Altos e baixos fazem parte do enredo. Ninguém faz nada sozinho. Humildade é o caminho...
- CONFIANÇA EM SI MESMO – Se a pessoa não confia em si mesma, vai esperar que alguém confie? Confiança (e não arrogância) é um ponto forte para unir as forças e vencer os desafios.
- REPETIR O MESMO TRABALHO – Tudo muda. O mesmo atleta é diferente a cada temporada. Repetir uma fórmula que deu certo, não significa que dará certo para sempre. Reciclagem e inovação. Olhar para dentro e para fora de seu esporte. Existem situações análogas com respostas inovadoras no mundo corporativo, militar, acadêmico, nos campos da medicina, da ciência, das artes...A busca da excelência não está só no esporte.
- ESCUTAR QUEM TEM MAIS RESULTADOS QUE OPINIÃO – Todo mundo vai querer dar uma opinião no trabalho. Dar ouvidos a quem ama e a quem confia. Na tomada de decisões, frequentemente recorremos a dados, intuição, relatórios, opiniões especializadas e uma série de outras fontes. Todos esses elementos são fundamentais, mas já pensamos na importância de escutar os atletas e as pessoas da própria equipe profissional?
- RECONHECIMENTO – Muitos estudiosos consideram a ingratidão como a pior atitude de um ser humano. O técnico depende de muitos fatores e pessoas. O atleta, os dirigentes, os funcionários e os familiares dos atletas são seres humanos. Aprender a trabalhar com eles e reconhecer o apoio, e expressar o agradecimento é fundamental.
- FALTA DE PERSISTÊNCIA - Os treinadores que param de tentar estão fadados a falhar. Nunca, jamais, desistir. O técnico deve isso, principalmente, a si mesmo e a seus atletas.
- VISÃO - Grandes treinadores podem “ver” o futuro de seu esporte, dos seus atletas, do programa, do treinamento e transmitem sua visão de forma eficiente a todos ao seu redor.
Existem muitas outras “armadilhas”, que a limitação de espaço me impede comentar. Deixo para cada um de vocês.
Parabéns, queridos técnicos de esportes de todo o planeta!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...