Pular para o conteúdo principal

Hoje, vamos falar sobre a consciência espacial, a sua importância para a criança, e como podemos trabalhar nas aulas de natação.



Ao final deste post, nós iremos entender que a consciência espacial é fundamental para a realização das vivências diárias de uma criança e para o seu desenvolvimento.

Mas o que é Consciência Espacial?

Podemos definir que consciência espacial é o conhecimento dos objetos no espaço ao redor de uma pessoa e a consciência da posição do seu corpo naquele espaço. Para que a criança entenda essas relações, ela deve aprender ideias de localização, direção e distância.

Estudos como os de Crowe, Connel em 2008 já apresentavam uma ligação entre a boa consciência espacial, a criatividade artística e o sucesso em matemática. Além disso, a boa consciência também é muito importante no desenvolvimento do pensamento abstrato.

Devemos lembrar, que se a criança apresentar dificuldades no desenvolvimento do pensamento abstrato ela terá dificuldades para reconhecer letras abstratas e a lidar com a orientação de símbolos, nas páginas para leitura e matemática. O que impedirá um desenvolvimento acadêmico normal.

Por isso dá importância do estímulo através da prática esportiva.

Vou colocar abaixo alguns exercícios que você pode incluir na sua aula de natação para o desenvolvimento da Consciência Espacial:

– Explore o ambiente aquático, deixando a criança se mover segurando a borda da piscina.

– Explore os degraus da piscina, entrando e saindo. Caso a sua piscina não tenha degraus crie possibilidades para que ela viva essa experiência na piscina.

– Auxilie a criança a subir.

– Coloque a criança para nadar, em diferentes sentidos e diferentes distâncias.

– Ensine a criança a pular ou mergulhar na piscina, virar e nadar de volta a parede.

– Mergulhe com a criança e explore diferentes profundidades, ajudando a orientar-se para a superfície.

– Oriente a criança para imergir / mergulhar da superfície e pegar objetos no fundo.

– Oriente a criança para passear por um circuito de obstáculos na piscina.

Como vimos o esporte pode contribuir para um melhor desempenho escolar.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!