Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é o autismo? Benefícios da natação terapêutica para crianças autistas.





 O autismo é uma condição que traz prejuízos socioemocionais, na atenção compartilhada, motora e de linguagem. Logo, algumas características do transtorno são:


Dificuldades na interação com outras pessoas;
Comportamentos repetitivos;
Prejuízos na fala e comunicação não-verbal.
Resistência às mudanças na rotina;
Evitam o contato físico.
Apresentam hipotonia (baixo tônus muscular) ou hipertonia (alto tônus muscular).
Do mesmo modo, o autismo apresenta diferenças específicas para cada paciente. Nesse sentido, fica mais fácil entender o termo “espectro”, que é utilizado justamente por reunir vários tipos e níveis dentro do TEA.

Benefícios da natação para crianças autistas

A natação é considerada um excelente tratamento complementar para crianças com autismo. Em síntese, esta recomendação é feita por se tratar de um esporte que é completo, já que trabalha o corpo globalmente.

Além disso, proporciona uma série de estímulos – cognitivo, comportamental e social – para o desenvolvimento da pessoa autistas.

Conheça os principais benefícios:

Motor: Trabalha a noção do corpo no espaço, bem como o equilíbrio.
Cognição: Através de jogos e brincadeiras, o raciocínio é estimulado.
Independência: A atividade estimula a independência e também a autoconfiança.
Sociabilidade: A prática em grupo possibilita a interação e a sociabilidade.
Calmante: O esporte ajuda a relaxar a criança autista, que está sujeita a tensões e crises.
Estereotipias: Contribui para a diminuição das ações repetitivas ou ritualísticas
Medicamentos: Aumenta a sensibilidade aos medicamentos
Linguagem: Aumenta as chances do trabalho verbal pelas atividades de ouvir, ver e interpretar os exercícios.
Segurança: Sem dúvidas a segurança é um dos benefícios mais relevantes, uma vez que a criança aprende técnicas de segurança aquática para a prevenção de riscos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...