Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é o autismo? Benefícios da natação terapêutica para crianças autistas.





 O autismo é uma condição que traz prejuízos socioemocionais, na atenção compartilhada, motora e de linguagem. Logo, algumas características do transtorno são:


Dificuldades na interação com outras pessoas;
Comportamentos repetitivos;
Prejuízos na fala e comunicação não-verbal.
Resistência às mudanças na rotina;
Evitam o contato físico.
Apresentam hipotonia (baixo tônus muscular) ou hipertonia (alto tônus muscular).
Do mesmo modo, o autismo apresenta diferenças específicas para cada paciente. Nesse sentido, fica mais fácil entender o termo “espectro”, que é utilizado justamente por reunir vários tipos e níveis dentro do TEA.

Benefícios da natação para crianças autistas

A natação é considerada um excelente tratamento complementar para crianças com autismo. Em síntese, esta recomendação é feita por se tratar de um esporte que é completo, já que trabalha o corpo globalmente.

Além disso, proporciona uma série de estímulos – cognitivo, comportamental e social – para o desenvolvimento da pessoa autistas.

Conheça os principais benefícios:

Motor: Trabalha a noção do corpo no espaço, bem como o equilíbrio.
Cognição: Através de jogos e brincadeiras, o raciocínio é estimulado.
Independência: A atividade estimula a independência e também a autoconfiança.
Sociabilidade: A prática em grupo possibilita a interação e a sociabilidade.
Calmante: O esporte ajuda a relaxar a criança autista, que está sujeita a tensões e crises.
Estereotipias: Contribui para a diminuição das ações repetitivas ou ritualísticas
Medicamentos: Aumenta a sensibilidade aos medicamentos
Linguagem: Aumenta as chances do trabalho verbal pelas atividades de ouvir, ver e interpretar os exercícios.
Segurança: Sem dúvidas a segurança é um dos benefícios mais relevantes, uma vez que a criança aprende técnicas de segurança aquática para a prevenção de riscos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!