Pular para o conteúdo principal

COISAS QUE UM AUTISTA GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE. Professor Igor Gustavo




 1- Alguns autistas (como eu) possuem hipersensibilidade auditiva e por favor, não fale alto conosco! As vezes tenho que pedir "Mãe fala baixo" mas não quero magoa-la, é pq incomoda mesmo.


2- Se você mudar o tipo de sabão em pó que lava as roupas : iremos perceber!
Eu odeio quando minha mãe troca os lençois... Parece anti higiênicos né? Mas confesso que quando eles estão limpos e passados ficam "duros e asperos"

3- Pelo mesmo motivo do 2, não gostamos de roupas novas. E utilizamos sempre as mesmas roupas.

4- Somos totalmente visuais! Imagens prendem nossa atenção...conversas não.

5-Gostamos de comer os mesmos alimentos, simplesmente pq não é só nosso cérebro que é rígido. Nosso organismo todo ! E muitas vezes passaos mal ao comer algo diferente.

6- Não entendemos metáforas! Por favor sejam diretos 🙏 ( Minha mãe me disse " fulano ganhou na loteria... Passou no concurso!" - eu jurava que ele tinha ganhado na mega sena).

7- cheiros! Alguns de nós sentem cheiros a distância! Eu sei o que minha mãe está comendo na cozinha sem sair do meu quarto ! ( e sim, causa enjoo)

8- ás vezes vou tomar banho, me perco vendo a água cair e saio do chuveiro sem tomar banho 🙄

9-podemos ter amigos! Gostamos de interação social ( as vezes) mas nem sempre conseguimos expressar que queremos isso

10- Não somos estabanados pq queremos ou por ter falta de atenção. Temos a coordenação motora falha e por isso derrubamos tudo, especialmente a comida.

11- Temos manias estranhas, eu fico contando mentalmente ( 1, 2,3,4....), ou fico repetindo mentalmente as mesmas palavras

12- Falando em repetir, leio a mesma coisa 1274849 mil vezes. E escuto a mesma música repetidamente ( o dia todo).

13- Quando saimos de casa, todos os sentidos se misturam - barulhos, cheiros, pessoas ... E isso causa dor de cabeça.

14- Gostamos de colecionar algumas coisas ( eu tive a fase de colecionar maquiagem e agora estou na fase de colecionar canetinhas)

15- Aprendemos muito rápido, só precisamos encontrar a maneira certa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!