Esse texto é para todos os pais que querem entender sobre as etapas da Natação Psicomotora Infantil, e descobrir como ela ajuda no desenvolvimento da criança.
Então vamos lá…
Ao pensarmos no desenvolvimento da criança de forma integrada, buscamos atender aos aspectos físicos, afetivos, sociais e cognitivos. Dessa forma se faz necessária desde cedo a utilização do movimento!
O movimento consciente pode ser realizado através da prática de atividades psicomotoras, como forma de auxiliar a criança na comunicação com o mundo através da ação. Por meio do movimento e dos gestos também se favorece o desenvolvimento integral e as aprendizagens.
Seguindo este pensamento, a Planeta Corpo decidiu implantar a Natação Psicomotora Infantil. Entendemos que o aluno precisa através do movimento, se conhecer, se perceber, fazer parte deste ambiente (que é o meio líquido), para então conseguir com a experimentação executar os movimentos técnicos dos nados (Crawl, Costas, Peito e Borboleta).
Na Natação Psicomotora, o Professor faz a relação cognitivo-afetivo-motor do aluno com o nadar, se permitindo também brincar e entrar no mundo da fantasia, criando com a criança, através de músicas, dramatizações, jogos, histórias e brinquedos cantados. A movimentação é a veia propulsora da criatividade, permitindo à criança criar e imaginar, e que nesse mundo de faz de conta ela tenha espaço para expressar-se e absorver novas experiências compartilhadas pelos colegas e pelo professor/mediador.
Desta forma, a Natação Psicomotora Infantil é dividida em 3 as faixas etárias, conforme nível de desenvolvimento e condições psicomotoras, sempre entendendo o querer (descobrir), poder (explorar) e saber (Recordar) que juntos vão permitir o fazer.
1ª Fase: Querer (06 meses – 03 anos)
Descobrir (vínculo): Através do meio, as crianças descobrem o outro e o objeto, construindo assim o vínculo.
Utilizando brinquedos de diferentes funções e brinquedos com função dada, para facilitar as manifestações simbólicas, a cada semana é trabalhado um conteúdo psicomotor funcional, que vinculado ao brinquedo, irão mediar as relações e a apresentação do conteúdo técnico.
2ª Fase: Poder (04-06 anos)
Explorar (apropriação): Explorar o corpo no espaço, a partir dos materiais, possibilitando a criação e imaginação do brincar, através de histórias infantis, “faz de conta”, desenhos animados e músicas, facilitando a apropriação e as manifestações simbólicas.
3ª Fase: Saber (07-12 anos)
Recordar (auto-conhecimento): Através da vivência corporal adquirida no meio liquido, os movimentos são recordados e aprimorados, assim tornando-se conscientes. Devido a necessidade de superar limitações, são realizados jogos e desafios, cooperativos e competitivos, podendo utilizar ou não os materiais.
Assim a Natação e a Psicomotricidade se completam. A água é um excelente facilitador das relações, fazendo com que a criança se divirta e aprenda de forma prazerosa.
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