Pular para o conteúdo principal

As 3 Etapas da Natação Psicomotora Infantil.

 

Esse texto é para todos os pais que querem entender sobre as etapas da Natação Psicomotora Infantil, e descobrir como ela ajuda no desenvolvimento da criança.


Então vamos lá…

Ao pensarmos no desenvolvimento da criança de forma integrada, buscamos atender aos aspectos físicos, afetivos, sociais e cognitivos. Dessa forma se faz necessária desde cedo a utilização do movimento!

O movimento consciente pode ser realizado através da prática de atividades psicomotoras, como forma de auxiliar a criança na comunicação com o mundo através da ação. Por meio do movimento e dos gestos também se favorece o desenvolvimento integral e as aprendizagens.

Seguindo este pensamento, a Planeta Corpo decidiu implantar a Natação Psicomotora Infantil. Entendemos que o aluno precisa através do movimento, se conhecer, se perceber, fazer parte deste ambiente (que é o meio líquido), para então conseguir com a experimentação executar os movimentos técnicos dos nados (Crawl, Costas, Peito e Borboleta).

Na Natação Psicomotora, o Professor faz a relação cognitivo-afetivo-motor do aluno com o nadar, se permitindo também brincar e entrar no mundo da fantasia, criando com a criança, através de músicas, dramatizações, jogos, histórias e brinquedos cantados. A movimentação é a veia propulsora da criatividade, permitindo à criança criar e imaginar, e que nesse mundo de faz de conta ela tenha espaço para expressar-se e absorver novas experiências compartilhadas pelos colegas e pelo professor/mediador.

Desta forma, a Natação Psicomotora Infantil é dividida em 3 as faixas etárias, conforme nível de desenvolvimento e condições psicomotoras, sempre entendendo o querer (descobrir), poder (explorar) e saber (Recordar) que juntos vão permitir o fazer.

1ª Fase: Querer (06 meses – 03 anos)

Descobrir (vínculo): Através do meio, as crianças descobrem o outro e o objeto, construindo assim o vínculo.

Utilizando brinquedos de diferentes funções e brinquedos com função dada, para facilitar as manifestações simbólicas, a cada semana é trabalhado um conteúdo psicomotor funcional, que vinculado ao brinquedo, irão mediar as relações e a apresentação do conteúdo técnico.

2ª Fase: Poder (04-06 anos)

Explorar (apropriação):  Explorar o corpo no espaço, a partir dos materiais, possibilitando a criação e imaginação do brincar, através de histórias infantis, “faz de conta”, desenhos animados e músicas, facilitando a apropriação e as manifestações simbólicas.

3ª Fase: Saber (07-12 anos)

Recordar (auto-conhecimento):  Através da vivência corporal adquirida no meio liquido, os movimentos são recordados e  aprimorados, assim tornando-se conscientes. Devido a necessidade de superar limitações, são realizados jogos e desafios, cooperativos e competitivos, podendo utilizar ou não os materiais.  

Assim a Natação e a Psicomotricidade se completam. A água é um excelente facilitador das relações, fazendo com que a criança se divirta e aprenda de forma prazerosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...