Pular para o conteúdo principal

As 3 Etapas da Natação Psicomotora Infantil.

 

Esse texto é para todos os pais que querem entender sobre as etapas da Natação Psicomotora Infantil, e descobrir como ela ajuda no desenvolvimento da criança.


Então vamos lá…

Ao pensarmos no desenvolvimento da criança de forma integrada, buscamos atender aos aspectos físicos, afetivos, sociais e cognitivos. Dessa forma se faz necessária desde cedo a utilização do movimento!

O movimento consciente pode ser realizado através da prática de atividades psicomotoras, como forma de auxiliar a criança na comunicação com o mundo através da ação. Por meio do movimento e dos gestos também se favorece o desenvolvimento integral e as aprendizagens.

Seguindo este pensamento, a Planeta Corpo decidiu implantar a Natação Psicomotora Infantil. Entendemos que o aluno precisa através do movimento, se conhecer, se perceber, fazer parte deste ambiente (que é o meio líquido), para então conseguir com a experimentação executar os movimentos técnicos dos nados (Crawl, Costas, Peito e Borboleta).

Na Natação Psicomotora, o Professor faz a relação cognitivo-afetivo-motor do aluno com o nadar, se permitindo também brincar e entrar no mundo da fantasia, criando com a criança, através de músicas, dramatizações, jogos, histórias e brinquedos cantados. A movimentação é a veia propulsora da criatividade, permitindo à criança criar e imaginar, e que nesse mundo de faz de conta ela tenha espaço para expressar-se e absorver novas experiências compartilhadas pelos colegas e pelo professor/mediador.

Desta forma, a Natação Psicomotora Infantil é dividida em 3 as faixas etárias, conforme nível de desenvolvimento e condições psicomotoras, sempre entendendo o querer (descobrir), poder (explorar) e saber (Recordar) que juntos vão permitir o fazer.

1ª Fase: Querer (06 meses – 03 anos)

Descobrir (vínculo): Através do meio, as crianças descobrem o outro e o objeto, construindo assim o vínculo.

Utilizando brinquedos de diferentes funções e brinquedos com função dada, para facilitar as manifestações simbólicas, a cada semana é trabalhado um conteúdo psicomotor funcional, que vinculado ao brinquedo, irão mediar as relações e a apresentação do conteúdo técnico.

2ª Fase: Poder (04-06 anos)

Explorar (apropriação):  Explorar o corpo no espaço, a partir dos materiais, possibilitando a criação e imaginação do brincar, através de histórias infantis, “faz de conta”, desenhos animados e músicas, facilitando a apropriação e as manifestações simbólicas.

3ª Fase: Saber (07-12 anos)

Recordar (auto-conhecimento):  Através da vivência corporal adquirida no meio liquido, os movimentos são recordados e  aprimorados, assim tornando-se conscientes. Devido a necessidade de superar limitações, são realizados jogos e desafios, cooperativos e competitivos, podendo utilizar ou não os materiais.  

Assim a Natação e a Psicomotricidade se completam. A água é um excelente facilitador das relações, fazendo com que a criança se divirta e aprenda de forma prazerosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!