Pular para o conteúdo principal

7 motivos para você praticar natação terapêutica . Professor Igor Gustavo

 Considerado um esporte sem impacto, ou seja, que não coloca em risco ossos e articulações, a natação está entre as atividades consideradas mais completas e recomendadas por especialistas para qualquer pessoa; desde bebês até idosos.

De acordo com a Cardiologista do Exercício, do Hospital Sírio Libanês, Luciana Janot, o esporte é considerado completo por possibilitar movimentos constantes e cadenciados, que ajudam a deixar os músculos mais fortes e flexíveis. “Pelo fato de haver demanda de diversos grupos musculares, de membros superiores e inferiores durante a realização dos movimentos na água, o corpo inteiro é beneficiado”, diz.

A flexibilidade da musculatura do abdômen também está entre as vantagens de ser adepto ao esporte. Durante a natação, o movimento possibilita a estabilização do corpo na piscina, aumentando a expansão da capacidade cardiorrespiratória, além de estar relacionada com a redução do estresse. Mas não é isso.

7 motivos pelos quais vale a pena investir no esporte. Confira:

1- Previne doenças cardiovasculares
Os movimentos corporais associados ao trabalho respiratório na água fortalecem a musculatura cardíaca. Isso aumenta a capacidade do coração de bombear sangue pelo corpo e elimina a gordura ao redor do órgão – o que previne  infarto e outras doenças.

2- Fortalece a musculatura do sistema respiratório
A natação fortalece a musculatura torácica. Com isso, os pulmões se expandem em elasticidade e volume, ampliando assim a capacidade de absorver oxigênio.

3- Estimula a perda de peso
Na água fria, além do gasto de energia para a realização dos exercícios, há também o gasto de energia para manter a temperatura do corpo.

4- Fortalece as articulações
O esporte exercita os músculos do corpo todo, e estes, por sua vez, protegem com mais eficácia os tendões e os ligamentos. Por isso, é recomendada para a terceira idade e pessoas que sofrem de doenças como artrite reumatoide.

5-Melhora a circulação sanguínea
O trabalho dos músculos facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos e células, melhorando a saúde de forma geral.

6- Reduz o estresse.
Além de liberar endorfinas como qualquer outra atividade física, especialistas relacionam o som da respiração, em conjunto com o som dos movimentos realizados na água a efeito de relaxamento; o que reduz o estresse.

7- Reduz sintomas de asma
A umidade do ar combinada ao exercício de respiração realizado pela boca durante a prática do esporte, a longo prazo, pode ajudar a melhorar ou até a curar a condição.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natação Terapêutica - Professor Igor Gustavo

 

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido.

Equoterapia não é passeio, nem lazer. É tratamento terapêutico sério e reconhecido. Muita gente ainda confunde equoterapia com uma simples atividade com cavalos. Mas a verdade é que ela é um método terapêutico interdisciplinar, que integra áreas como saúde, educação e equitação, voltado para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Por que é tratamento? Utiliza o movimento tridimensional do cavalo para estimular o sistema neuromuscular; Promove avanços na postura, equilíbrio, coordenação e força muscular; Melhora a comunicação, a autoestima e as habilidades sociais; É indicada por médicos e aplicada por uma equipe formada por fisioterapeutas, psicólogos, educadores e profissionais da equitação. Na Equoterapia EquoAmor, cada atendimento é planejado com responsabilidade, amor e foco nos resultados. A gente acredita no potencial de cada pessoa e o cavalo é nosso parceiro nesse processo. Equoterapia é ciência, é cuidado, é transformação. E merece ser tratada com o resp...

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. Prof, Igor Gustavo

No galope do amor e da mudança Equoterapia beneficia desenvolvimento comportamental de crianças. É de conhecimento popular que o convívio com os animais melhora o humor e a saúde, inclusive auxilia na recuperação e no tratamento de pacientes . “ Efetividade da equoterapia no enfrentamento de problemas de comportamento em crianças” busca comprovar benefícios por meio da aproximação entre crianças e cavalos. A equoterapia, que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, visa aprimorar o corpo e a mente de quem a realiza. É pelo trote do cavalo que ocorre o estímulo das regiões cerebrais do montador, e auxiliam no desenvolvimento de diversas as áreas do organismo humano. Crianças ficam mais pacientes e participativas As vantagens de introduzir a prática no cotidiano das crianças são diversas, e podem repercutir nas atitudes do praticante em sala de aula, em casa e no relacionamento familiar. Entre os principais benefícios apontados estão: maior tranquilidade, melhoria na o...