Pular para o conteúdo principal

🧩 Why is it important to train social skills in children with ASD🧩


-  🧩 Pessoas autistas têm diferentes graus de desenvolvimento, dificuldades e necessidades.

No entanto, algumas características são comuns dentro do espectro, já que o autismo afeta principalmente a comunicação e a linguagem. 

🤷‍♀️ Um dos obstáculos que costuma se destacar em diversos graus de autismo é a inabilidade social, ou seja, uma dificuldade de se relacionar ou se comunicar apropriadamente com outras pessoas. 

Para isso, as habilidades sociais podem ser treinadas e um profissional especializado deverá conduzir a criança por meio de brincadeiras, encenação, uso de suporte visual, entre outros. 

👉 Entre as principais habilidades sociais a serem desenvolvidas com as crianças estão:

1. CONVERSAÇÃO: entender como funciona um diálogo, a hora de cada um falar, o uso da linguagem corporal;

2. EMPATIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS: aprender a expressar sentimentos negativos e positivos,  reconhecer as emoções, controlar a ansiedade (de acordo com o nível de cada um), reconhecer como os outros se sentem (empatia) e a gerenciar as próprias emoções;

3. BRINCAR: entender como participar dos jogos, entender as regras, aprender a compartilhar e interagir, se aproximar de outras crianças;

4. VIDA ACADÊMICA: aprender a trabalhar em grupo, a cooperar, a ouvir e seguir instruções, prestar atenção, esperar sua vez, etc.

✅ Assim como qualquer ser humano em desenvolvimento, as crianças autistas precisam de estímulo e apoio. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ler única forma de entender a função da psicomotricidade: Professor Igor Gustavo

  A psicomotricidade por sua vez e o movimento encarado na sua realização como atividade do organismo total, expressando a personalizabilidade de seu todo. A ação e vivida no seu desenvolvimento para uma meta. O desenvolvimento do ato implica num funcionamento fisiológico, mas não se limita a soma de contrações musculares , pois constitui também a tomada de consciência. A única forma de entender a função da psicomotricidade: O exercício dos órgãos dos sentidos e da sensações proprioceptivas que surgem do movimento corporal e o que faz o com o bebê, por exemplo, tome consciência de si mesmo , de seus segmentos corporais, de sua projeção no espaço, para poder chegar a elaboração mental do gesto que deve realizar na execução de uma ação, eliminando ou corrigindo os movimento desnecessário para obter sucesso. A construção do esquema corporal e, pois , condição “ sine qua non “ para a consecução do ato motor voluntario. Sua progressiva evolução põe em exata relação de correspondênc

Atividade aquática, como um dos elementos de ação que traduz a psicomotricidade, converte-se desta maneira em um elemento indispensável na construção da personalidade da criança.

  A natação Terapêutica, Hidroterapia, e a Psicomotricidade O ser humano percorre um longo caminho que o conduz desde o movimento incontrolado até a organização do movimento autônomo. Após o nascimento, através de condutas cada vez mais ajustada pela coordenação dos variados reflexos que traz geneticamente, a criança reage frente as diversas estimulações imposta pelo meio, numa tentativa de adaptar — se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pelas sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Reage frente as diversas estimulações impostas pelo meio, numa tentativa de adaptar-se ao mesmo. Na base do substrato neuromotor, que se assentarão, pela sucessivas experiências, as ações psicomotoras, voluntarias da criança. Por outro lado, as ações psicomotoras, vincula -se a apreensão de padrões de movimentos ou destrezas, que envolvem a percepção e a sensação, com uma participação crescente da consciência , a medida que se processa a matu

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo.....Professor Igor Gustavo

Cada pessoa vai brilhar do seu jeito e no lugar certo. Às vezes a gente acaba competindo, e a necessidade disso? Zero. Simplesmente seja luz nessa estrada percorrida! E brilhe sem apagar a luz do outro. Não proporcione um capítulo qualquer na história daqueles que os cercam, e sim um marco inesquecível no futuro deles. Lembre-se, o exemplo é contagiante. Um excelente dia!